Verdade


Se apenas houvesse uma única verdade, não poderiam pintar-se cem telas sobre o mesmo tema.

Picasso

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Faça Isso!

Soninha Francine

às vezes somos nós mesmos que desrespeitamos nossos desejos e preferencias. Como é bom ser forçado a fazer alguma coisa de vez em quando! É eu sei que isso soa estranho. Jamais me imaginei dizendo 'é bom ser forçada'. Mas reparem em dois detalhes essenciais: 'algumas' e 'de vez em quando'.

Pense: quantas coisas na vida você teria deixado de fazer caso não fosse obrigado? Escovar os dentes... Lavar as mãos... Ir à escola... Todo santo dia, e não só quando e se tivesse vontade. Isso caso não houvesse nada melhor para fazer, como dormir mais um pouco, ver TV ou ir a praia.

Claro que a escola podia ser diferente (...) Escola é muito importante para nós por um milhão de razões e, se não houvesse um adulto dizendo 'tem de ir' é bem possível que não fossemos.

Depois de grande, continuamos a precisa de empurrazinhos aqui e ali. Se o médico não diz: ' pare de fumar ou morra', o sujeito não para. Se o exame de colesterol não avisa ' esta passando da hora de melhorar a dieta e ser menos sedentário', o vivente acaba deixando para amanhã a alimentação saudavel e a caminhada diária.

Nós não somos forçados apenas a fazer coisa de que não gostamos. Nós também precisamos ser obrigados, as vezes, a fazer coisas que adoramos! Eu adoro acordar cedo. Amo o ar frio da manhã, gosto de ter tempo antes da hora do almoço. Mas gosto de ficar um pouco mais na cama... Só que o 'mais um pouco' nunca é o suficiente.

(...) Quando sou obrigada a sair bem cedo da casa, eu me lembro - na marra- do quanto isso me dá prazer. Tento levar a lembrança para os dias em que a agenda não me derruba da cama, mas de tempos em tempos ela se esvai...

Outro dia, uma amiga fez reservas para passarmos o fim de semana no litoral. Ainda bem - sem isso, eu não teria ido! Havia mil motivos para ficar em casa, mas foi ótimo mudar de ares! Não quero ser forçada o tempo todo a fazer o que é bom para mim (antes que alguém resolva cuidar da minha vida o tempo todo!). mas reconheço que, ás vezes, colocar minha vontade em segundo plano me faz bem. Faz até com que eu respeite minha própria vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário